Acústica de Edifícios
Envolvente sonora de um edifício
O primeiro passo para o estudo acústico de uma edificação é conhecer a sua envolvente sonora. Esta pode já ser estimada, pela consulta do Mapa de Ruído da zona urbana (se existir) ou determinado casa a caso, mediante a recolha de dados no local.
Projeto de acústica
Em seguida passa-se ao projeto de acústica, que não é mais do que uma verificação dos projetos já existentes (arquitetura e estabilidade) em relação aos condicionamentos acústicos previstos na legislação nacional para os diversos tipo de utilização. Caso se verifique que as soluções adotadas nos projetos de arquitetura e engenharia não são suficientes para garantir as condições de isolamento e reverberação legais, o projeto de acústica propõe novas soluções, que devem ser adotadas pelo arquiteto.
Soluções de isolamento
Os principais cuidados a ter no isolamento sonoro de um edifício são na fachada, nas paredes limites dos apartamentos e nos pisos, se estes separarem frações autónomas. O isolamento sonoro não é feito apenas a sons de condução aérea, mas também aos sons de percussão (ou de impacto). É ainda dada atenção especial aos ruídos causados por equipamentos coletivos dos edifícios, como por exemplo, elevadores, portões de garagem, sistemas de bombagem de água e/ou esgotos.
Reverberação
Nos espaços com utilização pública (cafés, restaurantes, hospitais,
terminais de passageiros, etc) é necessário ter especial cuidado com a
reverberação, pois esta "aumenta" o ruído no interior destes espaços.
A solução passa por aplicar, nas superfícies interiores destes espaços, materiais que absorvem o som, mantendo a função estética escolhida pelo arquiteto.
Medições e ensaios
Durante a fase de construção, é necessário acompanhar os trabalhos de execução para verificar o cumprimento do projeto, assim como os valores de isolamento previstos no mesmo. Para tal devem ser realizados vários ensaios e medições por empresas devidamente credenciadas.
A não verificação dos valores legalmente estabelecidos, poderá acarretar grandes prejuízos (em compensações financeiras) para promotores imobiliários e empreiteiros.