
Drenagem de vias








Estudo hidráulico de pontes
As pontes são estruturas complementares ás vias de comunicação e são necessárias para o atravessamento de linhas de água. Em caso de cheia, a água dos rios exerce enorme força sobre estas estruturas, que devem estar preparadas para lhes resistir, e devem ser posicionadas acima no nível de cheia. Os nossos estudos permitem prever o nível máximo da superfície da agua em caso de cheia, assim como a velocidade da água nessas condições.
Dimensionamento de passagens hidráulicas
Quando a linha de agua é mais pequena, em vez de uma ponte, é necessário uma passagem hidráulica que permita o escoamento dos caudais gerados na bacia hidrográfica. As passagens hidráulicas podem ser redondas, quadrangulares, ou ter outra configuração, que permita o transito rodoviário, por exemplo.
O dimensionamento adequado destas obras é fundamental para garantir a segurança da via de comunicação e dos seus utentes.
Para isso é necessário definir a bacia hidrográfica correspondente a cada uma delas, calcular o caudal de cheia para o período de retorno do projeto e em seguida fazer uma análise hidráulica e de sedimentos da mesma,